RSS

Chip, Chip, Chip, Chiptune!

Rodrigo Filed Under: Marcadores: , , ,


Chipanzé? Chupa onde?

Chiptune é a arte de "chipar" música, isto é, produzir música com os chips de baixa capacidade de antigos consoles de vídeo game como Atari, Nintendinho e Game Boy (este último sendo o mais utilizado em apresentações ao vivo). Embora o termo se aplique a velhos hardwares e não especificamente a música de jogos antigos, esse termo foi adotado como sendo uma categoria musical.


Consolidou-se principalmente depois dos anos 80, por ser uma década precursora da geração de músicas compostas diretamente por computador, graças a grupos musicais como Kraftwerk, vistos como os "pais" da música eletrônica.

Geralmente hoje usa-se equipamentos que emulam o som 8-bit como o programa FamiTracker. Eles são usados para imitar esta falta de recurso que os clássicos chipsets possuiam, apesar de ainda ser uma tarefa difícil "imitar" estes sons através de programas com recursos tecnológicos atuais, isto porque eles limitam a presets prontos sem qualquer possibilidade de maior intimidade do compositor "criar" seu próprio som diferenciado.

Como também crio esse tipo de som, vou indicar algumas que valem ser escutadas e dar aquele tom nostálgico do ruído musical da nossa infância!

Kitsune² (Renard) - Avast your Ass




USK - Shanghai Moon



Pink Floyd versão 8-bit!



Shirobon - Lightspeed Lucy



Rymdreglage - 8-bit trip (Uma homenagem digna ao 8-bit)



Danny Baranowsky - Super Meat Boy: Forest Funk RETRO (Um jogo atual que usa o chiptune)




Twitter: @interrogation

|

0 Responses to "Chip, Chip, Chip, Chiptune!"

Postar um comentário